A obra Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa nasceu da intenção de divulgar os resultados dos trabalhos realizados pelos mestrandos, da área de língua portuguesa, do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Os mestrandos/professores da educação básica elaboraram e implementaram em salas de aula da educação básica projetos de intervenção pedagógica, instrumentalizados por materiais didáticos por eles produzidos, a partir defundamentos teórico-metodológicos selecionados para "resolver" determinados problemas de aprendizagem dos alunos. Em um segundo momento, vimos que esta obra, muito mais do que ser ferramenta de divulgação dos referidos trabalhos, poderia colaborar com os demais professores da Educação Básica no ensino da língua portuguesa, não oferecendo modelos, mas sugestões sustentadas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Por esse motivo, convidamos pesquisadores de contextos acadêmicos e regiões geográficas diversas, de Mestrados Profissionais e Acadêmicos, todos com o mesmo foco de pesquisas: o letramento escolar. Esta obra, portanto, é formada por uma série de propostas interventivas direcionadas ao desenvolvimento das práticas discursivas da leitura, da produção textual, da oralidade e da análise linguística dos alunos da Educação Básica.