Todos os profissionais que trabalham no campo da educação e/ou do tratamento em saúde mental já se encontraram, em algum momento da sua história pessoal ou profissional, com umimpossívelque faz barreira à sua ação.Este livro, fruto de estudos, reflexões e pesquisas do GT "Psicanálise, Infância e Educação" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, dedica-se a discutir, sob a ótica da psicanálise, as balizas teóricas e práticas acerca doimpossívelna educação, no tratamento de crianças e adolescentes e na formação continuada de professores, na perspectiva ética que visa ao sujeito e seu desejo, por meio de dispositivos educacionais e clínicos do campo da linguagem.Convidamos o leitor a percorrer os capítulos do livro e a refletir, junto com os autores, sobre as possibilidades e os impasses do educar e do tratar a criança e o adolescente, na contemporaneidade, à luz de uma orientação psicanalíticaimplicada.As Organizadoras.