"Julgo que na escola, assim como na vida, só uma coisa é digna de ser oferecida à alma humana: aquilo que, honestamente, se considera verdadeiro."O melhor que um educador pode fazer é ensinar aquilo que é efetivamente objeto de suas meditações na vida real. Mas até que ponto temos o direito de agir com as crianças como verdadeiros educadores? Não é possível que aquilo que chamamos de "nossos princípios" se reduza a opiniões individuais? Teremos o direito de ir além do ensino dos fatos, que é, afinal, o que as famílias esperam de nós? Uma coisa parece incontestável: é impossível evitar essas questões, pois a influência da escola se dá tanto sobre o caráter quanto sobre a inteligência. E, já que essa influência existe, é preciso fazer com queseja boa.Nas conferências aqui publicadas, o filósofo Émile Boutroux analisou as mais importantes idéias morais de nossa civilização: a moral grega ou estética, a moral cristã ou religiosa, e a moral moderna ou científica, e investigou de que maneira elas se complementam ou contrariam. Tratou, também, de importantes questões práticas da educação, como as motivações para o estudo e a leitura em voz alta, e acabou compondo um livro indispensável para pais e professores, que é, sobretudo para nósbrasileiros, surpreendentemente atual.