Este livro é resultado de um esmerado trabalho de investigação do Prof. Dr. Luís Ferreira (UNILAB), pesquisador da FUNCAP. Inserido em um percurso de aprofundamento teórico e empírico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente nos municípios da região do Maciço de Baturité - Ceará, o estudo aqui apresentado constitui um dos frutos da pesquisa financiada pela FUNCAP, evidenciando o compromisso institucional e científico com a produção de conhecimento crítico e socialmente relevante. Trata-se de um estudo consistente e aprofundado que, a partir de sólida fundamentação teórica, examina com rigor os avanços e retrocessos da política pública da EJA. Do atendimento às metas do Plano Nacional de Educação ao recorrente descaso dos governos com a modalidade, o autor desvela o que denomina de pedagogia da omissão. O percurso analítico se conclui com uma reflexão minuciosa sobre o significado das matrículas na EJA, tanto em sua expansão quanto em seu declínio, revelando o processo de desterritorialização da modalidade e apontando, nas contradições que atravessam suas práticas e políticas, a emergência de uma pedagogia da inclusão. Trata-se, portanto, de uma leitura imprescindível para compreender em profundidade a complexa realidade da EJA e os sentidos que a constituem. Prof. Dr. Casemiro Campos - Professor, Pesquisador e Editor.