Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais

SKU AN1680
Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais

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9788585725853
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    • 1
      Autor
      Guedes-Pinto: Lúcia Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      264 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2002 Indisponível
    • 5
      Ano
      2002 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1.5 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788585725853 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/09/2002 Indisponível
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Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar em Lingüística Aplicada, o enfoque lingüístico-textual permeia todo o trabalho, trazendo sempre elementos de análise oriundos das ciências da linguagem.A trajetória metodológica da pesquisa mostra a importância da interação construída entre as professoras e a pesquisadora para que suas histórias de leitura viessem a público. O processo interativo vivenciado durante o trabalho trouxe evidências de como é possível construir uma relação dialógica entre a universidade e as professoras da rede de ensino.

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