REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM NARRATIVAS DE VIDA

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    • 1
      Autor
      RAQUEL GARCIA BRAGA DE: LIMA, RITA DE CÁSSIA PEREIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      167 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555239881 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      27/11/2020 Indisponível
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O livro Representações sociais em narrativas de vida propõe uma aproximação entre a Teoria das Representações Sociais e a abordagem (auto)biográfica. Esta obra apresenta relatos das histórias de 16 profissionais da educação infantil do estado do Rio de Janeiro. Esse segmento educacional se constitui em um lugar de incertezas; ora como um lugar de guarda, ora como um lugar de preparação para o ensino fundamental. Nesse campo de tensões, estão dois grupos de profissionais, professores e agentes auxiliares de educação infantil que constituem suas identidades profissionais. As crenças norteiam práticas sociais e, nesse horizonte de preocupações, conhecer as representações desses profissionais sobre o trabalho que realizam permite compreender onde estão ancoradas tais crenças e como elas se constituem e são negociadas nesses grupos. O transbordar das entrevistas se deu em conversas nas quais as narradoras, em incursão às suas memórias, narraram suas histórias de vida nas quais as trajetórias profissionais estão entrelaçadas às pessoais. E assim se constitui a educação infantil que ancora suas crenças em uma concepção da criança, não protagonista de seu processo educacional, fruto de uma visão romântica e idealizada, construída ao longo dos anos. Nesse caminho, a educação não se aproxima da perspectiva da legislação nacional, que determina o binômio cuidar-educar. Ao contrário, nesse caso se apresenta a dicotomia do trabalho. Em uma linguagem acessível, este texto estabelece o diálogo entre abordagens distintas, discorre sobre as histórias de vida, práticas educativas e assim se constitui em um excelente recurso a todos que se interessam por diferentes áreas de conhecimento na busca por compreender as questões humanas e as práticas educacionais.

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