O livro busca trazer contribuições para que a resiliência possa ser valorizada como um aspecto importante não só com foco no atendimento de situações negativas já instaladas (na presença de fatores de risco), mas também como importante recurso voltado à prevenção em um contexto de atuação multidisciplinar. Profissionais de diferentes áreas de conhecimento, interessados na temática, podem se beneficiar dos conhecimentos teóricos e práticos apresentados. SumárioParte 1Aspectos teóricos e avaliação da resiliência1 Resiliência: definição, modelos teóricos e compreensão histórica sobre o conceito2 Fatores associados ao comportamento resiliente3 Avaliação psicológica da resiliência na infância: reflexões e instrumentosParte 2Diferentes contextos de promoção da resiliência4 Resiliência em contextos escolares: desafios à educação no século XXI5 Resiliência no trabalho e nas organizações: modelos e práticas emergentes6 Resiliência no contexto organizacional e do trabalho7 Adaptação e resiliência no esporte e exercício físico8 Resiliência no contexto de saúde9 Resiliência na adolescência: riscos e proteção10 Resiliência em pessoas com deficiência11 Resiliência na população transgênero: uma revisão sistemática12 Resiliência em pacientes oncológicos adultos: revisão sistemática da literaturaParte 3Relações entre resiliência e outros construtos psicológicos13 Resiliência e inteligência emocional: possíveis aproximações entre os temas14 Altas habilidades/superdotação e resiliência: o repensar do estigma da vulnerabilidade15 Resiliência como fator de proteção para comportamentos alimentares disfuncionais e insatisfação corporal16 Resiliência, dislexia e transtornos de aprendizagem: revisão de pesquisas17 Neuropsicologia, maus-tratos na infância e adolescência e resiliência18 Resiliencefullness e affectfullness: o mundo-no-ser e o ser-no-mundo