RESPONSABILIDADE CIVIL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO - PREFÁCIO DE CLAYTON REIS

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    • 1
      Autor
      Paulo Bandeira Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      186 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536291697 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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A responsabilidade civil se encontra presente em diversos ramos do direito, guardando suas peculiaridades para cada situação concreta. No ambiente educacional, os relacionamentos cotidi­anos no trato entre professores e alunos dentro das instituiçõesde ensino, sejam elas públicas ou privadas, podem, eventual­mente, gerar danos materiais ou extrapatrimoniais para quais­quer desses atores educacionais, surgindo daí a obrigatoriedade do causador do dano em reparar os prejuízos.Através de pesquisabibliográfica multidisciplinar, essa pesquisa tem como objetivo demonstrar em que medida o conhecimento sobre as normas inerentes à responsabilidade civil pode ser apli­cado no ambiente educacional nas situações de desrespeito à autoridade docente equando não há o devido atendimento às normas legais de convívio, notadamente para casos envolvendo professores, alunos e instituições de ensino. O que se busca en­fatizar é que todos esses sujeitos - professores, alunos e instituições de ensino - possuem deveres reparatórios na hipótese de proporcionar danos a outrem, de tal sorte que não são imunes aos efeitos sancionadores trazidos pela legislação vigente.Esta obra demonstra preliminarmente a relevância da aplicação dos princípios constitucionais do ensino e a caracterização das relações entre docente e discente, para então adentrar na dis­cussão sobre a responsabilização civil propriamente dita, especificando sua aplicação objetiva ou subjetiva a ser imputada em cada caso concreto, tendocomo escopo principal trazer ao leitor a convicção de que também no ambiente educacional há que se reparar o dano - moral ou material - quando cometido em decorrência de um ato ilícito, seja ele praticado por professores, alunos ou instituições de ensino.

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