RUMO A UM NOVO TEATRO & CENA

SKU 36195
RUMO A UM NOVO TEATRO & CENA

RUMO A UM NOVO TEATRO & CENA

SKU 36195
9788527310826
R$ 99,90
R$ 79,92
1 x de R$ 79,92 sem juros no Cartão
1 x de R$ 79,92 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      CRAIG, EDWARD GORDON Indisponível
    • 2
      Editora
      PERSPECTIVA Indisponível
    • 3
      Páginas
      272 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2017 Indisponível
    • 5
      Ano
      2017 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      18 x 25.5 x 1.6 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788527310826 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Demanda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      25/03/2017 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 99,90
R$ 79,92
Quantidade
Cartão

1 x sem juros de R$ 79,92 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
Edward Gordon Craig ocupa uma posição paradoxal entre os renovadores da cena moderna, pois, sem dúvida, é um dos principais e, talvez, dos menos compreendidos deles em seu contexto de época. A radicalidade de suas ideias e primeiras encenações em Londres no início do século XX não encontraram então o devido eco em meio a uma vida teatral intensa, mas guiada sobretudo por padrões estéticos consagrados pela bilheteria. Essa defasagem converteu-o, por um momento, em uma referência algo exótica, mas pouco prática. A natureza dessas propostas, aliada ao seu temperamento em que o traço excêntrico se aliava ao gosto pelo desafio e o combate, acabaram por isolá-lo do seu universo teatral nativo. No continente, porém, suas colocações tanto cenográficas como da arte do ator levada ao extremo na supermarionete começaram a se infiltrar em grupos de vanguarda no plano do desempenho e das concepções cênicas. Foi o caso, por exemplo, de Stanislávski, que contratou Gordon Craig mesmo tendo uma visão do fenômeno teatral oposta à dele. Esse processo se avolumou e levou à efetiva revolução teatral que, com Appia, Copeau, os expressionistas alemães, Meierhold e os inovadores russos, ganhou os palcos europeus sobretudo no primeiro pós-guerra e foi, a seguir, incorporada técnica e esteticamente nos tablados do novo teatro, fazendo parte hoje do abecedário artístico, mesmo quando está sob a égide da improvisação performática. Naturalmente, a crítica de Gordon Craig foi uma crítica acerba não só ao teatrão como ao teatro naturalista e/ou realista. O impacto do simbolismo e da síntese levaram suas realizações cenográficas e os seus experimentos interpretativos à busca da transcendência e a elevados níveis de abstração, o que se tornou parte de uma poeticidade de inspiração e encantamento para diretores, cenógrafos, iluminadores,designers e, last but not least, atores de todo o mundo. Não obstante o fenômeno ter se verificado também no Brasil, afora uma coletânea de Redondo Jr. publicada em Portugal, conhece-se muito pouco em vernáculo desse universo e de seu genial criador. Trata-se de uma falta que a editora Perspectiva, cuja presença na bibliografia teatral não precisa ser ressaltada aqui, com a colaboração de Luiz Fernando Ramos, pretende sanar, publicando o conjunto de suas principais obras. Nesse sentido, começa com um primeiro volume, Rumo a um Novo Teatro & Cena, reunindo dois livros de Craig completamente inéditos em português. Com eles o leitor poderá travar contato dir

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca