A coleção tem como objetivo principal possibilitar aos alunos experimentar, refletir, frutificar e contextualizar a arte. promover a experiência sensorial dos estudantes, levando-os a apreciar, expressar-se, frutificar e criar arte por meio de práticas contextualizadas nas diversas linguagens e em Artes Integradas;incentivar os estudantes a conhecer arte em diferentes contextos históricos e sociais, e refletir criticamente sobre as manifestações artísticas em tais contextos;incentivar a expressão por meio das materialidades e técnicas artísticas de forma contextualizada, crítica e reflexiva; ecolaborar para que os estudantes relacionem as artes com o cotidiano, com outros componentes curriculares e áreas do conhecimento.Esses objetivosestão relacionados à especificidade das artes em relação à experimentação e ao conhecimento do mundo que nos cerca. Nesse sentido, é fundamental que a obra de Arte contribua para desenvolver um olhar crítico dos alunos perante a arte, fundamentado nareflexão sobre os contextos históricos e sociais nos quais a arte é produzida. E essa é uma das premissas da coleção. Entre as quais também se destaca a valorização da regionalidade artística.A proposta da coleção está decidida a abordagem metodológica de ensino de arte contemporânea (Abordagem Triangular), assim, optou-se por selecionar e organizar conteúdos que priorizam as relações entre objetos artísticos e manifestações de diferentes lugares e períodos históricos, em um enfoque multicultural.Com base nas propostas da seção da BNCC dedicada aos anos finais do Ensino Fundamental, foram definidos temas atravessadores, em diálogo com as culturas juvenis e que provoquem inter-relações com as quatro linguagens do componente Arte e a unidade temática das Artes integradas.