SAINT-SIMON E EDUCAÇÃO: OS REFERENCIAIS FILOSÓFICOS DE EDUCAÇÃO A PARTIR DE SAINT-SIMON E DO MOVIMENTO SAINT-SIMONIANO

SKU GL2281
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    • 1
      Autor
      VIEIRA, GLEISON Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      424 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 2.7 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580420876 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Um romance, um documentário, uma biografia, um tratado filosófico, uma obra de arte, um manifesto, um poema... A complexidade e a leveza do estilo deste livro não nos permitem enquadrá-lo em uma única modalidade: todas essas maneiras de escrever estão presentes aqui. Fruto de uma pesquisa de mestrado em educação, esta obra se mostra ousada por buscar uma superação do cânone metodológico dos escritos acadêmicos. Porém, o maior mérito desta obra está em revitalizar um humanismo que está sob escombros há um século e meio. Trata-se do saint-simonismo, uma filosofia apoiada nas reflexões de um dos mais importantes pensadores da contemporaneidade, o francês Henri de Saint-Simon (1760-1825). A vida e a obra desse pensador estão dispostas nesse livro quase que na forma de uma novela. Devido à vasta abrangência de suas reflexões, análises, críticas e propostas, ele influenciou pensadores como os positivistas Comte e Durkheim, os socialistas Marx e Engels, o anarquista Proudhon e os romancistas Zola e Victor Hugo. O saint-simonismo afirmava que para superarmos os antagonismos de classes, dever-se-ia transformar os modelos econômicos e as estruturas políticas de modo que priorizassem a melhoria física e intelectual da classe mais numerosa e mais pobre. Isso somente seria possível por meio de uma profunda mudança moral baseada no amor ao próximo e na luta pela causa humana, atribuindo assim à Educação um importante papel na mudança social. A projeto pedagógico saint-simoniano concebe como responsabilidade primeira da educação a conversão em atos das potencialidades inerentes a cada ser humano, porém, é necessário uma ampla transformação social. Assim, o projeto saint-simoniano em prol do futuro se apresenta como um desafio na busca pela superação do que inviabiliza vida digna. A atualização do saint-simonismo possibilita antevermos novos rumos para a Educação e para o mundo. Esse desafio foi o que levou o Gleison Vieira a propor uma (re)discussão sobre as temáticas dessa filosofia com foco em Educação, elaborando uma proposta teórica alicerçada nos referenciais fomentados pela escola saint-simoniana, o que o autor denominou como Mediação do Potencial Sinérgico Social. Convidamos o leitor a entrar num mundo de esperança, carinho, amor e luta por um mundo mais fraterno e mais humanizado.

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