Tendo como pressupostos principais os conceitos de vygotsky e feuerstein acerca da aprendizagem humana, a oficina de aprendizagem mediada é uma proposta de reflexão da prática docente que oferece recursos teóricos e práticos para tornar o fazer pedagógico dos que trabalham pela causa da educação inclusiva ou ainda na educação especial, mais adequado à singularidade de seus alunos. Este livro traz uma síntese das contribuições mais importantes e recentes dos autores acima citados sobre temas comoeducação cognitiva, aprendizagem mediada, zonas de desenvolvimento, modificabilidade cognitiva estrutural, critérios de mediação. Com base nestes, o livro apresenta um passo a passo de como realizar a oficina nas escolas, junto com todo o material técnico-pedagógico necessário: roteiro das atividades da oficina, apostila, cartazes, entre outros. Dessa forma, torna-se uma ferramenta a serviço de toda equipe pedagógica, desde diretores, coordenadores e professores, até pedagogos e psicólogos escolares, preocupados com sua atuação num espaço educacional inclusivo, sobretudo junto ao aluno com necessidades educativas especiais.