SUPERDOTAÇÃO, PSICANÁLISE E NOMEAÇÃO - CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUPERDOTADOS, SUAS FAMÍLIAS E AS INSTITUIÇÕES DE APOIO

SKU M46683
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9788536250175
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    • 1
      Autor
      Cássio Eduardo Soares Miranda Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      312 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2015 Indisponível
    • 5
      Ano
      2015 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 1.6 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536250175 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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A presente obra, a partir da interlocução da Psicanálise com a Educação, discute situações clínicas de crianças e adolescentes identificados como superdotados. Parte de um tema prevalecente na Psicologia, entretanto privilegia o referencial psicanalítico, tomando como base os trabalhos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e psicanalistas contemporâneos.Tem como objetivo demonstrar que a identificação como superdotado tem efeitos na constituição da subjetividade. Com base na apresentação de casos clínicos e do relato de entrevistas realizadas com adolescentes, na faixa etária compreendida entre 12 e 18 anos, e seus pais, discute o conceito de superdotação bem como as políticas governamentais elaboradas para alcançar esse público.Faz uma análise do surgimento do sintagma superdotação na cultura, bem como discute o conceito de inteligência na Psicologia e o modo particular que a Psicanálise associa a curiosidade intelectual à curiosidade sexual da criança.Aborda o tema da nomeação utilizando a Filosofia e a Linguística para chegar a uma perspectiva que visa verificar os efeitos psicanalíticos da nomeação.

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