TEORIA DECOLONIAL E ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES SOBRE QUESTÕES CURRICULARES

SKU 293020
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9786525177878
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    • 1
      Autor
      FRANZINI, JOELMA FERREIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      146 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 0.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525177878 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      18/08/2025 Indisponível
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A Teoria Decolonial se contrapõe ao processo de colonização imposto ao mundo pelo Eurocentrismo, que persiste e progride por meio de um intrincado mecanismo de continuidade-mudança, denominado Colonialidade. Ela busca destacar epistemologias historicamente subalternizadas e oferecer/incentivar formas de pensamento que se insurgem frente a essa lógica eurocêntrica dominante. Trata-se de uma formulação teórica que surgiu na América Latina a partir dos anos 1990, especialmente por intermédio de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres e Catherine Walsh, que propõe uma leitura crítica frente aos modos eurocentrados de produção e validação de conhecimento. A Teoria Decolonial aponta a persistência da Colonialidade - padrão que vai além do aspecto econômico: demarca formas de poder, modos de saber e de ser que sobrevivem ao fim do colonialismo formal e continuam a organizar as relações sociais, políticas, culturais e epistêmicas. Nesta obra, que analisa as relações entre Teoria Decolonial e educação formal, busca-se refletir possíveis contribuições desta perspectiva teórica para analisar os conhecimentos selecionados e legitimados nos currículos escolares oficiais, a partir da análise do caso específico da disciplina de Ensino Religioso em contexto Amazônico.

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