O livro sintetiza reflexões desenvolvidas pela autora ao longo de vários anos de pesquisa no campo da teoria e prática do currículo, que é uma construção complexa que orienta o processo educativo, refletindo as intenções pedagógicas e sociais de um determinado contexto. Portanto, o corpus teórico apresentado caminha do histórico e construção do conceito de currículo até abordagens que transitam entre os estudos pós-coloniais e os estudos culturais. Os estudos culturais emergiram como um campo interdisciplinar que analisa a cultura em suas múltiplas dimensões, incluindo práticas sociais, representações e a produção de significados. Nesse contexto, a relação entre os estudos culturais e o currículo educacional é uma temática de grande relevância, pois implica na construção de identidades, valores e saberes que são fundamentais para uma formação ativa e crítica dos indivíduos. Esta é uma obra que traz para discussão os atravessamentos de toda e qualquer cultura com a sua imagem projetada no seu currículo educativo.Este livro é indicado para professores, gestores e estudantes dos cursos de Licenciatura, bem como para estudantes de cursos de pós-graduação voltados à formação docente, pois tem como objetivo introduzi-los ao conceito de currículo, suas teorias, história, evolução e implicação na construção das identidades dos sujeitos que permeiam as instituições escolares, sua cultura, suas representações e aprendizagens. Com explicações sucintas e linguagem fácil, a obra é de extrema relevância, embasada em conceitos teóricos que permitem uma leitura fluida e prazerosa. A autora busca fornecer uma base sólida aos leitores e leitoras, permitindo que compreendam os conceitos imprescindíveis sobre o currículo desde o início.