Transformações do mundo do trabalho e formação do trabalhador: o sujeito aprendente

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Transformações do mundo do trabalho e formação do trabalhador: o sujeito aprendente

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9788575917657 Páginas: 208Edição: 1 - 2023Ano: 2023Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 14 x 1.3 x 21ISBN: 9788575917657
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    • 1
      Autor
      Simão: Aparecida Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      208 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 1.3 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575917657 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      22/11/2023 Indisponível
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O tema da formação do trabalhador no contexto das transformações do mundo do trabalho nos leva a compreender como se constitui o sujeito aprendente nas relações dessas transformações por meio dos modelos clássicos de gestão da produção e do trabalho: taylorismo/fordismo e o toyotismo. O modelo de gestão taylorista/fordista caracteriza-se pela decomposição do processo de trabalho em tarefas fragmentadas e repetitivas, com forte controle hierárquico e separação entre planejamento (gerente) e execução da tarefa (operário). Nesse modelo, o trabalhador é especializado, individualizado e sua formação se particulariza pelo treinamento através de instruções escritas referentes à tarefa. O modelo toyotista, ou de produção flexível, caracteriza-se pela produção por demanda, pelo fluxo contínuo de produção, pelo trabalho em células e em equipe. Esse modelo convoca um trabalhador polivalente e multifuncional formado na perspectiva da pedagogia de competências. Sendo assim, o sujeito aprendente aprende a aprender ao longo da vida considerando o real do trabalho. Desejamos que as reflexões aqui apresentadas, tragam para o leitor o propósito de perpetuar na e pela educação, fortalecendo assim, a formação da classe trabalhadora fundamentada na humanização e na universalidade.

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