É muito bom saber que chama à atenção de muitos educadores os estudos da Psicologia Moral sobre os problemas cotidianos da escola ligados à resolução dos conflitos como a violência, o bullying e os problemas de indisciplina. Os estudos nesta área das ciências têm nos apresentado dados que muito nos incomoda sobre a realidade de nossas escolas. Temos percebido a questão da indisciplina, a relação entre professor e aluno e relação entre os próprios alunos como algo que não anda bem, como situações que têm angustiado aos professores e muitas vezes criado determinadas vitimas - jovens que muitas vezes legitimam formas de violência como algo normal.Há, portanto, muito a se fazer! Estamos convictos de que esse é o papel da universidade: trazer à comunidade suas experiências e suas contribuições. Assim surgiu essa coleção: do propósito de repensar os problemas que assolam a instituição educativa e de buscar, à luz das contribuições de investigações recentes e de autores que tenham fundamentado tais descobertas, indicativos de como podemos juntos, universidade e escolas de educação básica, atuar frente as dificuldades cotidianas daqueles que têm como objetivo em comum, educar.