Este livro sobre as atuais políticas de educação superior da Europa, conhecidas como "Processo de Bolonha", traz importantes textos tanto da perspectiva de autores europeus que as estão vivenciando, como de autores brasileiros apresentando uma análise crítica de seus princípios, objetivos e compromissos políticos. O livro assume importância uma vez que o Processo de Bolonha abrange atualmente, 45 países. O texto interessa a todo estudioso, ou professor universitário, que deseja conhecer questões implicadas tanto na estrutura das instituições de educação superior como no desenvolvimento curricular destas.A intenção de publicar um livro sobre a política da educação superior européia foi a de possibilitar ao público brasileiro um contato mais sistematizado com o denominado "Processo de Bolonha", ao qual se integram 45 países europeus. Os capítulos aqui reunidos apresentam debates sobre essa política que, de uma forma ou outra, está modificando a estruturação da educação superior, das instituições e dos currículos de todas as universidades européias. O Processo de Bolonha tem uma perspectiva político-educativa com a formalização de um sistema europeu de ensino superior que vai para além das questões pedagógicas e curriculares.