O livro "Vivências, experiências e relatos no/do Ensino de Geografia" é fruto de atividades realizadas com acadêmicos e professores da rede municipal e estadual. O foco é dinamizar as aulas e despertar a criatividade com o uso de recursos disponíveis (bolo, café, leite, giz, tinta, porção de terra, galhos e folhas, erva-mate, música, poesia, fotografias, propaganda, cadeira, desenhos e quadro verde), diante de situações futuras como a falta de sala de aula ou de energia elétrica. Descortinar a vivência e a percepção geográfica presentes desde a infância, no dia a dia, dos simulacros ao universo de assuntos geográficos. Elaboraram-se planos de aula, aulas práticas e teóricas, oficinas, trabalhos de campo, seminários, varal de fotografias, quebra-cabeça do Brasil, festa típica junina transformada em conhecimento das características regionais, aplicadas ao ensino fundamental e médio. Participação no "Projecto Tecnologías Ecológicas aplicadas para contribuir a la disminución del riesgo aluvional en la Ciudad de Chilecito". A autora publicou: Dos caminhos do Oeste do Paraná (século XIX-XX) para as trilhas do Ensino de Geografia; Marechal Cândido Rondon: o Município pela Geografia e pela História; Cadernos PDE. O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense. Produção Didático-Pedagógica; Mapeamento geo-ambiental e planejamento urbano.