Nas escolas públicas, sobretudo naquelas que atuam em periferias de grandes cidades, a desigualdade educacional é escancarada nas dificuldades dos estudantes em se apropriar dos conhecimentos escolarizados, revelando defasagens cada vez mais significativas. Este livro se propõe a fundamentar e discorrer sobre as diferentes formas de expressão artística e seu endereçamento na prática enquanto instrumento psicológico que mobiliza a imaginação e as emoções, favorecendo no sujeito a conscientização sobre si e sobre o mundo, como forma de buscar condições que favoreçam a superação da desigualdade educacional em que se encontram os estudantes da escola pública. É precisamente nesse sentido que é possível pensar na arte como resistência. Textos de Aline Cristina Ferreira Grego, Fernanda Pereira Medeiros, Guilherme Siqueira Arinelli, João Guilherme Bau Beneditti, Juliana Soares de Jesus, Magda Machado Ribeiro Venancio, Marcela de Sales Mac Knight, Matheus Henrique da Silva Rocha, Maura Assad Pimenta Neves, Rayanne Veridiana Nunes da Silva, Rebecca Moura de Almeida Ferreira Carvalho, Rômulo Lopes da Silva, Tatiana de Camargo e Vera Lucia Trevisan de Souza.