A ASCENSÃO DE DIONÍSIO

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    • 1
      Autor
      E. MICHAEL JONES Indisponível
    • 2
      Páginas
      260 Indisponível
    • 3
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 4
      Ano
      2025 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.5 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788595072572 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
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"A harmonia, em sua essência, vai além da música, refletindo a ordem divina - a tranquilitas ordinis de que falava Santo Agostinho. Para os antigos e seus sucessores cristãos, essa ordem universal era regida pelo Amor, que unia a Criação em uma existência simultaneamente matemática e musical. Conceitos como "amor", "ordem divina", "música" e "matemática" convergiam para expressar uma mesma realidade cósmica. A harmonia, assim, se manifestava tanto na "música das esferas" quanto na alma bem-ordenada e no Estado politicamente bem-estruturado".Em A ascensão de Dionísio, E. Michael Jones analisa o projeto de destruição da tradição musical do Ocidente, a começar por figuras como Richard Wagner e Friedrich Nietzsche, com sua "arte revolucionária" e a "transvaloração de todos os valores". Com o abandono de toda racionalidade em prol de uma cultura dionisíaca, mestre e ex-pupilo, porém, não foram capazes de formar uma escola duradoura, limitando-se a dar sobrevida a um movimento revolucionário decadente. Daí a uma Europa exausta e hiperintelectualizada ter cedido às novas influências americanas ainda sob os escombros da Primeira Guerra: a "dodecacofonia" de Schönberg e um novo pacto - mais simpático entre as partes, é verdade, mas tão venéreo quanto o de Nietzsche -, marcarão o auge do empreendimento para destruir "a ordem de coisas".Com o nascimento do rock e a revolução de 68, Jones por fim aborda os elementos ocultistas e satanistas da cultura contemporânea, que, tendo abandonado os pressupostos partilhados por todas as épocas, não pode ser considerada herdeira sua, mas o subproduto de projetos revolucionários fadados fracasso em função de sua revolta contra a ordem da Criação.

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