A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA BAHIA: (RE) VISITANDO GRUPOS ESCOLARES (1938-2000)

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A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA BAHIA: (RE) VISITANDO GRUPOS ESCOLARES (1938-2000)

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9788547308728
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    • 1
      Autor
      AMARAL, ROSEMEIRE SANTOS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      145 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 0.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547308728 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      12/01/2018 Indisponível
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Este livro é fruto do trabalho realizado junto ao Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), que, ampliando seu campo de investigação, elabora uma linha de pesquisa sobre os Grupos Escolares e os Saberes Elementares Matemáticos. Os trabalhos científico-acadêmicos ou memorialistas a respeito da história dos Grupos Escolares em diversos estados brasileiros apresentam-se em larga escala, partindo do estado de São Paulo, o pioneiro e difusor dessa modalidade de ensino por todo o país. Todavia, em relação ao estado da Bahia, o contexto é divergente, os registros são escassos. A Cultura Escolar do Ensino de Matemática constitui-se em uma revisita aos Grupos Escolares do estado da Bahia, um cenário tão pouco investigado. Para melhor compreensão, a pesquisa trabalha sob a documentação oficial com base em dois referenciais: o primeiro, pautado no Ensino Primário Público e sua regulamentação e normatização (1891-1961); o segundo, no cenário que permitiu a investidura deste livro, os Grupos Escolares como categorização do curso primário, com especificidades de tempo e espaço escolares, constituindo-se como uma modalidade de ensino característica do ideário político da Primeira República no Brasil, apresentando dispositivos para os Saberes Elementares Matemáticos atribuídos à Legislação da Bahia (1895-1925), sob a qual se estabeleceu uma Cultura Escolar do Ensino de Matemática. Assim, a análise das fontes documentais - relatos de ex-alunos e ex-professores, documentos institucionais ou pessoais - permitiu-me identificar, com relação às práticas da leitura e da escrita, alguns aspectos para os programas de ensino, aos conteúdos e aos exames escolares (compatibilizando provas e desempenho escolar de acordo com dados produzidos pela pesquisa), à materialidade escolar, às medidas socioeducativas e às disciplinares aplicadas ao curso primário como integrantes do panorama dos Grupos Escolares de Anagé, Brumado e Guanambi. São práticas e representações, transmissão e construção do saber, táticas e estratégias de condução, conformidade e transgressão culturais para um legado da história da Educação na Bahia, particularmente para a constituição da Cultura Escolar do Ensino de Matemática.

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