A FAMÍLIA NA CIVILIZAÇÃO DO AMOR

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A FAMÍLIA NA CIVILIZAÇÃO DO AMOR

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    • 1
      Autor
      SANTOS, PE. WAGNER AUGUSTO MORAES DOS Indisponível
    • 2
      Editora
      RAIMUNDO LULIO Indisponível
    • 3
      Páginas
      250 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786599805301 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Em 2013, a Congregação para a Educação Católica promulgou um importante documento denominado Educar no diálogo intercultural na escola católica. Por ocasião da publicação deste documento, o cardeal Zenon Grocholewski (então prefeito da Congregação) deu uma entrevista na qual declarava: "o objetivo final da educação no diálogo intercultural é a construção de uma civilização do amor". Em 2017, por ocasião dos 50 anos da promulgação da encíclica Populorum Progressio, a Congregação renovou essa intenção no documento Educar no humanismo solidário para construir uma 'civilização do amor' (2017). No referido documento, a Congregação relança a prioridade da construção da civilização do amor e exorta todas as pessoas comprometidas com a educação a viverem suas experiências educativas em função dos princípios e valores próprios de uma civilização do amor. Diante destas solicitações, levantamos a seguinte pergunta: qual é a atribuição da família nesse processo de construção da civilização do amor? É importante destacar que essa pergunta não obedece a uma simples curiosidade teórica. A pergunta aqui levantada toca a questão de cómo os pais católicos precisam exercer seu direito-dever de educar seus filhos no contexto das transformações culturais em que vivemos. O núcleo principal da pergunta levantada é precisamente: qual é o papel das famílias na construção de um ideal de sociedade mais coerente com a fé católica? Para responder essa pergunta, contudo, tivemos a necessidade de respondera outra tão complexa quanto a primeira: Afinal, qual é o ideal social e político da Igreja? Em outras palavras, o que é a civilização cristã? Ora, pretende-se com esta pergunta reascender com maior realismo os velhos projetos de construção da autêntica cristandade ou se pretende apresentar outra utopia católica? Para responder a essa pergunta sobre o ideal social da Igreja, o autor dedicou uma longa análise histórica e teológica a fim de entender a origem das principais ideias católicas sobre sociedade e política. Uma das principais contribuições desse livro no âmbito da moral social católica é conseguir atingir um diagnóstico acertado e profundo de como se formaram as três grandes tendências de pensamento católico no que se refere à sociedade: tradicionalismo, progressismo e reformismo. Sem recomendar completamente nenhuma destas tendências, o autor opta por uma solução que promove uma educação para a vida mística que paradoxalmente se expande naturalmente para as manifestações cultu

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