A HISTÓRIA DO TEATRO CRATENSE (DO SÉC. XIX À 1950): GRÊMIOS, BRINCANTES E EDIFÍCIOS TEATRAIS

SKU 162292
A HISTÓRIA DO TEATRO CRATENSE (DO SÉC. XIX À 1950): GRÊMIOS, BRINCANTES E EDIFÍCIOS TEATRAIS

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    • 1
      Autor
      MATOS, NILSON DE OLIVEIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      111 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 0.7 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525006222 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      31/05/2021 Indisponível
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Este livro aborda a história do teatro do Crato (CE) entre o início do século XIX e a década de 1950. Ele apresenta uma das primeiras pesquisas efetuadas sobre o assunto. Para desenvolvê-la, o autor realizou uma busca imensa, durante aproximadamente três anos, por material bibliográfico sobre o assunto, encontrando-o nas mais diversas publicações de autores locais: livros, jornais, revistas, entre outros.O início deu-se com a vigência da bolsa Pibic/Urca associada ao projeto A história do teatro de Crato: do século XIX até a primeira metade do século XX, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (Urca), com a orientação do Prof. Dr. João Dantas Filho. Os primeiros passos da pesquisa configuravam-se em um verdadeiro quebra-cabeças de recortes que ia aos poucos se encaixando e originando o resultado apresentado neste livro. O incipiente material sobre o teatro cratense não possibilitava a análise aprofundada sobre o objeto de estudo em nossos primeiros passos, mesmo com a contribuição para o tema de artigos de autores como J. Flávio Vieira e J. Lindemberg de Aquino.Este livro pretende formatar-se como um material de apoio para futuros pesquisadores da história teatral da região do Cariri cearense. Dessa forma, o autor realizou, além da pesquisa sobre os ditos fatos históricos, uma reflexão sobre a construção ideológica e cultural da cidade e sobre como o teatro citadino agiu dentro dos paradigmas impostos pela elite de Crato.Nessa perspectiva, a pesquisa apreciou o material sobre o assunto e percebeu alguns pontos de interseção entre os autores estudados, que definiam o teatro da cidade com base em apenas três acontecimentos culturais: o seminário São José; a fundação d'Os Romeiros do Povir e a criação do Grupo Teatral de Amadores do Crato (Grutac). Este livro define o material sobre o teatro da cidade resumido a esses três momentos como "visão clássica" do teatro cratense. A partir da crítica, ele tenta estabelecer um novo paradigma para a história cênica da cidade.Esta obra aborda, assim, os fatos encontrados sobre a história do teatro da cidade do Crato no período estudado, percebidos e demonstrados dentro dos paradigmas defendidos pela sociedade cratense e da modelação histórica formulada por ela.

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