A liturgia, no conjunto dos seus gestos e movimentos, nos seus textos e ritos, é portadora de sentido; contém e transmite uma visão e interpretação da existência humana, da fé, do próprio Deus. Vale, pois, a pena - eis o segundo significado do livro- aplicar e empenhar nela a inteligência para apreender todo o seu valor. Surge aqui, porém, o paradoxo. "Não se possui o que de vós se apossa", diz o poeta. Uma celebração não se dá a compreender só pela razão. Ação simbólica e ritual, dirige-se aoser na sua totalidade, corpo e espírito, e apossa-se dele pelos seus cantos, pelo encontro com outrem, pela Palavra de Deus que nela ressoa, pelas luzes que iluminam a Noite. Quando por ela nos deixamos captar, revela todos os seus tesouros e ficamosmaravilhados com as riquezas que ela guarda e esconde. Em tom pessoal, o autor mostra e ensina como entrar na liturgia, como ouvi-la e saboreá-la, desde que seja olhada como uma ação comum, que envolve o corpo e implica os sentidos. O seu significado teológico é também mais forte do que amiúde se suspeita. A liturgia induz os que nela participam a uma peculiar percepção do espaço e do tempo. Comunica-lhes, de forma viva, um sentido da cultura e de Igreja. Estimula-os e modela-os por meio das suas palavras e da sua música, pelos movimentos em que ela os enleia.