A INVENÇÃO DO RECREIO ESCOLAR: UMA HISTÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ (1901-1924)

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    • 1
      Autor
      MEURER, SIDMAR DOS SANTOS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      211 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547316372 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      30/07/2018 Indisponível
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Tempo e espaço de fruição, para uns, e recomposição, para outros, os recreios têm uma trajetória histórica como todos os demais dispositivos escolares. Logo, não é um dado, um fato, uma coisa, nada ali é natural. Antes, trata-se de uma prática que fomentou outras práticas, dando outra feição à escola e a emprestando-a uma nova dinâmica. Só por isso, o livro de Sidmar dos Santos Meurer já é uma contribuição das mais relevantes para o estudo da escola, independentemente mas também por isso de fundamentar-se nos mais rigorosos procedimentos da pesquisa histórica. Há vida e movimento nas escolas, e a compreensão da trajetória histórica da invenção dos recreios escolares é expressão disso. Partindo de uma ampla gama documental, o autor apresenta, gradativamente, as múltiplas motivações que permitiram o surgimento dos recreios. Desde a iniciativa isolada de alguns professores primários preocupados com o desgaste mental dos alunos, passando pela reivindicação da sua necessidade por grupos de professores e autoridades públicas, até a sua formalização e legalização no interior das escolas. O recreio se converteu, assim, em um dispositivo curricular por excelência. Mais: a sua análise em chave histórica mostra um movimento de formalização, racionalização e legalização de algumas iniciativas de professores primários. Logo, parece confirmar que a escola está longe de ser um lugar inercial. Ao contrário, se ela não se estrutura como gostariam alguns acadêmicos universitários, ou muitos burocratas da política, é porque pouco se compreendeu a experiência que banha o universo da escolarização. Experiência que o autor põe em relevo neste seu livro de estreia.

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