A LEGIBILIDADE DO MUNDO

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    • 1
      Autor
      BLUMENBERG, HANS Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA UFMG Indisponível
    • 3
      Páginas
      474 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786558580355 Indisponível
    • 9
      Situação
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Em A legibilidade do mundo, publicado originalmente em 1981, Hans Blumenberg percorre, a seu modo, isto é, perseguindo temática e analiticamente o movimento cinético das imagens metafóricas, a história da relação metafórica mundo-livro. Essa trajetória histórica, segundo o autor, afirma, por meio de diferentes premissas epistemológicas, a ideia de que o mundo é, por princípio, alguma coisa decifrável pela consciência. Em outras palavras, se o mundo é como um livro, a totalidade das experiênciaspossíveis nesse mundo se torna acessível à consciência. Todavia, o acesso ou o meio para que a consciência organize essa totalidade é justamente a operação que permite a construção da ideia de mundo como livro: a metáfora. A concepção do mundo como livro estabelece uma relação homóloga entre o mundo e a consciência, permitindo que a infinidade de experiências possíveis apareça como uma dimensão apreensível. A representação metafórica mobiliza a um só tempo uma visão da forma do mundo (como um livro) e uma concepção de leitura. Blumenberg estuda os sentidos e usos dessa metaforização, nos fazendo compreender que, em primeiro lugar, ela supõe uma "ideia cultural do livro" e, em segundo lugar, que ela requer a condição de existir um autor. É aqui que as coisas se tornam interessantes porque, voltando ao tema da teodiceia-problema teológico-filosófico caro ao filósofo alemão -, o mundo-livro se configura como uma tensão entre a natureza e a Revelação. Essa tensão é reconfigurada na modernidade, quando o livro deixa de ser o Livro de um Autor e passa a ser um dispositivo incessantemente redigido. A trajetória percorrida por Blumenberg marca um traço fundamental para o entendimento do conceito de "metáfora absoluta": a imagem do livro,em seu movimento, irrealiza o mundo na medida em que o abre ao inapreensível.

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