A RETÓRICA ANTIGA E AS OUTRAS RETÓRICAS

SKU TR3189
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9788585653958
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    • 1
      Autor
      TRINGALI, DANTE Indisponível
    • 2
      Editora
      MUSA EDITORA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      388 Indisponível
    • 4
      Edição
      5 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788585653958 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      03/06/2024 Indisponível
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Repudiando os que apregoam a morte da Retórica Antiga, Tringali desvenda todas as retóricas desde a "Retórica antiga" consolidada por Aristóteles, Cícero e Quintiliano, até as "Retóricas redutivas" e a "Retórica semiótica". Segundo J.L. Vives (1492-1540), "uma sociedade não pode sobreviver sem justiça e sem discurso".Quem analisa a vida cultural da humanidade se impressiona com a vitalidade da Retórica. Não há como desconsiderar um fenômeno de tal relevância. Desde a Antiguidade, até nossos dias, ainda prevalece o gosto em discursar. O discurso tornou-se um instrumento de trabalho.Mas este livro não constitui um manual prático de "discursos para todas as ocasiões". Pela sua rigorosa reconstituição da história da Retórica, ele oferece bagagem e substância para se chegar rigorosamente ao discurso, o que não é o simples fazer exercícios acadêmicos de declamação.Em sua concepção a essência do discurso retórico é obter-se um texto ininterrupto produto de uma composição, dotado de retoricidade, isto é, a capacidade que tem um texto de ser dialético e persuasivo, sendo persuasivo porque dialético.Trata-se de uma volta à pureza do conceito aristotélico de dialética. Nessa volta à Dialética de Aristóteles o autor acompanha Perelman. Para Aristóteles a dialética é a parte da Lógica que busca, numa questão discutível, persuadir a melhor opinião. A dialética não busca verdades ou evidências ou certezas, o que pertence à esfera da "Analítica". Em conclusão, um texto que não defenda uma opinião não é retórico. E por isso mesmo, a Retórica supõe sempre discursos em oposição. Basta que as opiniões se oponham por diferenças, mesmo pequenas. A Retórica opera com a dialética da diferença. Não é necessário que as opiniões se oponham por contradição ou contrariedade.A Retórica não é somente a arte de dizer bem, como queria Quintiliano. Dizer bem pode significar muita coisa. Vale para qualquer texto bem composto, independente de que persuada ou não. Dizer bem não caracteriza o discurso retórico. Sem persuasão não há retórica.Pela exposição Tringali deixa entrever que é pela exploração do conceito de persuasão que a Retórica trouxe uma grande contribuição ao desenvolvimento do pensamento humano.A análise do discurso retórico supõe necessariamente a análise do conceito de persuasão. Há mais de vinte e cinco séculos que o conceito de persuasão vem sendo discutido pela Retórica.

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