A revolução das ferrovias de alta velocidade na China:: Perspectivas para o desenvolvimento ferroviário no século XXI

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A revolução das ferrovias de alta velocidade na China:: Perspectivas para o desenvolvimento ferroviário no século XXI

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9786553615007
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    • 1
      Autor
      Pereira: Marcelino Indisponível
    • 2
      Editora
      KOTTER EDITORIAL Indisponível
    • 3
      Páginas
      84 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 0.7 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786553615007 Indisponível
    • 10
      Situação
      Lançamento Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/10/2025 Indisponível
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A Revolução das Ferrovias de Alta Velocidade na China: Perspectivas para o desenvolvimento ferroviário no século XXIO livro de Fernando Marcelino Pereira apresenta uma análise densa e multifacetada sobre como a China transformou o transporte ferroviário em um projeto civilizacional. Partindo do século XIX, quando as ferrovias eram símbolos de dominação colonial, o autor mostra como o socialismo de mercado reconfigurou o território e a economia chinesa, culminando na construção da maior rede de trens-bala do mundo em menos de duas décadas. O texto destaca três revoluções simultâneas: tecnológica (com independência frente ao Ocidente, materializada nos trens Fuxing e nos experimentos Maglev), espacial (a integração do litoral ao interior, reduzindo desigualdades regionais) e geopolítica (a exportação do modelo por meio da Nova Rota da Seda, que conecta a China à Eurásia, África e América Latina).Combinando dados atualizados, casos concretos de megaprojetos e reflexões teóricas, Pereira demonstra que as ferrovias não são apenas infraestrutura, mas também instrumentos de soberania e motores de inovação. Ao mesmo tempo, contrasta o avanço chinês com o declínio ferroviário dos EUA e das políticas privatistas ocidentais, oferecendo uma crítica contundente ao modelo neoliberal e apontando para a centralidade do Estado como coordenador das forças produtivas. A obra se destaca por unir rigor acadêmico, narrativa acessível e perspectiva crítica, tornando-se leitura fundamental tanto para pesquisadores de geopolítica e economia política quanto para quem busca compreender alternativas ao paradigma do mercado autorregulado.

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