AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO AOS GAMES E À REALIDADE VIRTUAL

SKU H15229
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9788580422993
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    • 1
      Autor
      CRISTINA J HAGUENAUER Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      210 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580422993 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ sobre Educação no Contexto das Novas Tecnologias. Por meio dele, nos propomos a mostrar a importância da contribuição dos pesquisadores, que experimentam diferentes soluções, testam hipóteses, analisam diferentes possibilidades, para que os profissionais da educação possam, a seguir, trilhar caminhos mais seguros. O presente trabalho procurou selecionar artigos que apresentam as contribuições dessas pesquisas para melhor compreensão da natureza dos ambientes virtuais de aprendizagem e das diferentes técnicas e ferramentas utilizadas em sua criação. Pretende-se com isso, inicialmente orientar o leitor sobre os caminhos percorridos na pesquisa sobre Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGAs) e Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGCs), além das linguagens dos sistemas multimídia em suas diferentes manifestações (hipertexto, hipermídia e hipervídeo). Adiante, destaca-se a importância dos objetos de aprendizagem e os conceitos e técnicas de realidade virtual, utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais, convergindo-se para a utilização de games como ambientes de aprendizagem. Como consequência dos recentes avanços tecnológicos, aborda-se ainda a conceituação de sites de redes sociais a potencialidade e as limitações do uso dessas plataformas no contexto educacional a partir de experiências realizadas no Brasil e no exterior. Outro tema importante incluído nesse volume refere-se à investigação da influência do hipertexto na organização do pensamento dos indivíduos e a identificação das vantagens e desvantagens de seu uso no processo de construção do conhecimento. O uso mais recente de jogos educativos na promoção de uma aprendizagem significativa foi analisado em diferentes momentos do trabalho, no objetivo da construção dos novos conhecimentos e estimulando diferentes níveis de percepção da aprendizagem. Tornou-se importante enfatizar a presença da fantasia, da curiosidade e do desafio, na fascinante tarefa de envolver os atores do processo ensino-aprendizagem, na transformação de simulação em realidade. Um bom exemplo dessa união de fatores é relatado através da intertextualidade e jogos de linguagem por ocasião da análise da exposição virtual interativa "Dinos Virtuais".

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