Análise e produção de textos na escola nos chega como um presente, com muitas atividades e orientações teóricas afinadas com os documentos e os debates mais relevantes da atualidade. A ideia é provocar que nós, docentes de Língua Portuguesa, repensemos nossas práticas e as tornemos mais eficazes a partir do trabalho sistemático com gêneros textuais diversos e sob as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São contemplados neste livro oseixos leitura, oralidade, análise linguística/semiótica e produção de textos, com capítulos dedicados especialmente à atuação no Ensino Fundamental II. Entre os gêneros textuais analisados e propostos estão a crônica, o infográfico, o cartum, a reportagem e vários outros, abordados à luz de noções como as de multiletramentos, multimodalidade, hipertextualidade e textualidade, incluindo possibilidades impressas e digitais.Esta bem-vinda obra, composta de seis capítulos e em linguagem acessível, dialoga com o que de melhor podemos ensinar e aprender em sala de aula, no ensino de Língua Portuguesa, hoje.