Como os participantes inscrevem no texto uma voz autoral para defender sua tese ao mobilizar pontos de vista? Como se posicionam enunciativamente em relação aos pontos de vista alheios convocados nas redações nota mil do Enem? Como esses pontos de vista funcionam argumentativamente no texto do Enem? Essas são as questões que orientam o livro "Argumentação na redação do Enem: ponto de vista e autoria em foco", de Francisco Mailson de Lima Cavalcante e Ananias Agostinho da Silva. A obra é resultado da dissertação de mestrado de Cavalcante, defendida em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/ UFERSA, UERN, IFRN), sob orientação de Silva. Com base na análise de redações que obtiveram a nota máxima na edição de 2021, os autores discutem como o locutor enunciador primeiro gerencia diferentes pontos de vista, dialoga com vozes diversas e constrói sua força argumentativa ao adotar posturas enunciativas. Além disso, os autores se preocupam em observar as marcas de autoria na escrita desses textos. Nessa perspectiva, o resultado é uma reflexão que ultrapassa o espaço da avaliação e reflete sobre aspectos atinentes à Linguística Textual e à Linguística da Enunciação, se conectando ao ensino da escrita para, consequentemente,formar escritores capazes de argumentar com consistência e consciência de sua própria voz. Clara, rigorosa e atual, esta obra é referência indispensável para professores de língua portuguesa, estudantes, pesquisadores e todos que buscam compreendermais sobre os aspectos textuais, enunciativos, argumentativos e discursivos da língua.