O primeiro Cantoral Nacional para a Liturgia, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa e confirmado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, contém as seguintes partes: - Cânticos para o Ordinário da Missa, com texto fixo conforme o Missal Romano homologado para Portugal; - Cânticos para a Missa (entrada, ofertório, comunhão, depois da comunhão); - Cânticos para o Ano Litúrgico (Advento, Natal, Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal, TempoPascal, Tempo Comum); - Cânticos para o Santoral (Janeiro a Dezembro); - Cânticos para os Comuns (Dedicação de uma igreja, Virgem Santa Maria, Apóstolos, Mártires, Pastores e Doutores, Virgens, Santos e Santas); - Cânticos para as Missas Rituais (Iniciação Cristã, Penitência, Unção dos Doentes e Viático, Ordens Sacras, Matrimónio, Bênção do Abade ou Abadessa e Consagração das Virgens e Profissão Religiosa, Instituição dos Leitores e Acólitos, Dedicação da igreja e do altar); - Cânticos para diversas circunstâncias (Pela Santa Igreja, Pela Sociedade Civil, Para diversas circunstâncias); - Cânticos para as celebrações votivas (Santíssima Trindade, Misericórdia de Deus, Jesus Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, Mistério da Santa Cruz, Santíssima Eucaristia, Santíssimo Nome de Jesus, Preciosíssimo Sangue, Sagrado Coração de Jesus, Espírito Santo, Virgem Santa Maria, Santos Anjos, S. João Baptista, S. José, Santos Apóstolos, S. Pedro e S. Paulo, Todos osSantos); - Cânticos para as Exéquias; - Salmos Responsoriais (por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa foram integrados Salmos Responsoriais próprios para os seguintes tempos: Advento, Natal, Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal, Tempo Pascal, Tempo Comum, Santoral, Comuns, Rituais, Diversas Circunstâncias, Votivas e Exéquias); - Hinos da Liturgia das Horas (para uso nas celebrações da Missa); - Cânticos para o Culto Eucarístico; - Cânticos para oCulto Mariano; - Cânticos Penitenciais; - Outros Cânticos.A selecção dos cânticos foi da responsabilidade do Serviço Nacional de Música Sacra que reuniu uma equipa de pessoas provenientes de várias dioceses de Norte a Sul de Portugal e com formação musical e litúrgica de diferentes sensibilidades. O processo foi longo, reflectido e amadurecido - incluindo a consulta de publicações anteriores - e contou com uma vasta participação de pessoas ligadas à Música Sacra e ao Canto Lit