CARTA ENCÍCLICA LUMEN FIDEI DO SUMO PONTÍFICE FRANCISCO - DOC. 197: AOS PRESBÍTEROS, DIÁCONOS, PESSOAS CONSAGRADAS E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS

SKU P16756
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9788535636123
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    • 1
      Autor
      BERGOGLIO, JORGE MARIO Indisponível
    • 2
      Editora
      PAULINAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      88 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2013 Indisponível
    • 5
      Ano
      2013 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      12.5 x 18 x 0.6 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788535636123 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      12/07/2013 Indisponível
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Lumen Fidei é a primeira carta encíclica do papa Francisco. Segundo o papa "estas considerações sobre a fé - em continuidade com tudo o que o magistério da Igreja pronunciou acerca desta virtude teologal - pretendem juntar-se a tudo aquilo que Bento XVI escreveu nas cartas encíclicas sobre a caridade e a esperança". /nA carta, dividida em quatro capítulos, aborda o tema da fé como luz, uma vez que "A luz da fé possui um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência do homem"./nNo capítulo I o autor partindo da experiência de fé de Abraão percorre as várias dimensões da fé e ressalta a salvação pela fé e a forma eclesial da fé: "A fé tem uma forma necessariamente eclesial, é professada partindo do corpo de Cristo, como comunhão concreta dos crentes". No capítulo II reflete-se que a ligação da fé com a verdade é hoje mais necessário do que nunca, precisamente por causa da crise de verdade em que vivemos. No capítulo III fala-se da transmissão da fé: "A fé transmite-se por assim dizer sob a forma de contato, de pessoa a pessoa, como uma chama se acende em outra chama". No capítulo IV constata-se que "A luz da fé é capaz de valorizar a riqueza das relações humanas, a sua capacidade de perdurarem, serem fiáveis, enriquecerem a vida comum (...). Sem um amor fiável, nada poderia manter verdadeiramente unidos os homens: a unidade entre eles seria concebível apenas enquanto fundada sobre a utilidade, a conjugação dos interesses, o medo, mas não sobre a beleza de viverem juntos, nem sobre a alegria que a simples presença do outro pode gerar".

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