CETICISMO E SUBJETIVIDADE EM DESCARTES

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9788544406069
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    • 1
      Autor
      ZANETTE, EDGARD VINÍCIUS CACHO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      178 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544406069 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Um desafio a ser continuado: estudar, ler um clássico, compreender, interpretar, escrever sobre ele, e criar a partir daí teses que permitam debater com grandes pesquisadores, bem como instruir novos leitores. O exercício do historiador da filosofia é esse: dar luz para ideias sempre vivas, a serem reinvestidas por novos olhares, por novas contribuições. Em Ceticismo e Subjetividade em Descartes, apresentamos uma pesquisa detalhada sobre a dúvida metódica e sua ligação congênita à descoberta do sujeito pensante. O livro base dessa pesquisa são as Meditações de Filosofia Primeira (1641), obra capital de René Descartes (1596-1650). Entre muitos estudos sobre o tema, por exemplo, em sua obra Descartes Selon l' Ordre des Raisons, Martial Gueroult considera as Meditações como sendo o texto mais importante escrito pelo filósofo francês. Considerando esse caráter primordial das Meditações, a tese fundamental de nosso livro é a compreensão de que ceticismo e subjetividade, na filosofia cartesiana, são dois temas interligados de tal modo que a compreensão de um pressupõe o conhecimento do outro. Esses dois temas, ao mesmo tempo tão importantes e tão próximos e ligados entre si, eles podem ser mais bem explicitados se investigados por intermédio de um fio condutor que os atravesse segundo um problema em comum, essencial tanto para a compreensão de um isoladamente, quanto para a compreensão da relação entre ambos. O fio condutor de nossa investigação é o problema do mundo exterior que vai sendo constituído no desenvolvimento sistemático da dúvida cética cartesiana, que chega ao auge de sua problematização no momento mesmo em que o sujeito pensante pode ser descoberto.

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