CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E MÉTODO FÔNICO:: NOVOS CAMINHOS OU RETORNO DE ANTIGAS PRÁTICAS?

SKU 217599
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    • 1
      Autor
      GALLERT, CLAUDIA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      205 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525034102 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      08/04/2023 Indisponível
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O método fônico vem sendo apresentado pelos seus defensores como a solução para eliminar do Brasil o suposto fracasso da escola no ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. No entanto, quando se compreende que a alfabetização não se restringe à aplicação de um método de ensino, nem se limita à fase inicial de escolarização, mas antes, trata-se de um trabalho com a linguagem e, portanto, todo encaminhamento do trabalho pedagógico para alfabetização associa-se a uma concepção de linguagem e, ainda, de mundo, de sociedade, de escola e de sujeito, compreende-se, também, que não há "métodos salvadores" para a alfabetização, nem que os problemas da escola brasileira se resolvam como passe de mágica pela simples adoção de um método de ensino. Nesse sentido, esta obra discute a constituição da alfabetização como signo e como esfera de atividade humana, e, portanto, campo de disputas ideológicas. A partir daí, problematiza como as relações entre prática pedagógica, metodológica e concepção de linguagem condicionam as relações sociais estabelecidas na escola, nos processos de ensino e de aprendizagem, manifestando uma determinada compreensão de sujeito e de sociedade. Para, enfim, analisar as atividades do Livro do Aluno Alfabetização fônica: construindo competência de leitura e escrita, de Alessandra G. Seabra e Fernando C. Capovilla, buscando elementos que possibilitem identificar em qual concepção está embasada essa proposta de método fônico para a alfabetização, bem como seus limites diante dos avanços alcançados na história da educação brasileira.

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