A história brasileira é marcada por períodos de domínio colonial, escravidão, golpes institucionais, ditaduras - manifestações de autoritarismo e violência emanadas das elites. Com o avanço desse processo e a fragilização da sociedade civil, esfacela-se cada vez mais a possibilidade de participação popular no país. É na tentativa de intervir em favor da democratização que surgem os conselhos, mecanismos de agremiação das classes trabalhadoras que visam a superação da democracia representativa,reivindicando a democracia participativa. ´Conselhos participativos e escola´ é uma contribuição ao debate sobre a estrutura e sua atuação dos conselhos, mediante as experiências vividas e analisadas pelos autores. Os capítulos expõem análises que circunscrevem, num campo de conflitos e possibilidades, os Conselhos de Educação, o Conselho Escolar, o Conselho de Acompanhamento da Bolsa Escola, o Conselho Tutelar e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério. É um livro indicado aos que se dedicam à elaboração e à ampliação de uma sociedade humanitária, participativa e includente.