CONSTITUCIONALIDADE DAS ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO VEICULAR E SUA ATUAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO - DA ORIGEM À ATUALIDADE

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CONSTITUCIONALIDADE DAS ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO VEICULAR E SUA ATUAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO - DA ORIGEM À ATUALIDADE

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    • 1
      Autor
      CUNHA, MÁRCIO Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      174 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788536296340 Indisponível
    • 9
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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Esta obra analisa a criação, ampliação e desenvolvimento das associações de proteção veicular, como reflexo da consequente restrição das empresas seguradoras em proteger determinados bens e ou grupos de pessoas. Essa nova modalidade de associação depessoas veio ao mercado como fruto da necessidade das pessoas desamparadas pelas seguradoras, objetivando assegurar seu patrimônio. Utilizando uma pesquisa indutiva e teorética, com explorações bibliográficas e investigações empíricas, buscaram--se informações relacionadas às associações e às empresas seguradoras, e constatou-se que ambas operam sobre modalidades distintas; enquanto as seguradoras fazem apólices regidas pelo Código Civil, as associações têm seu funcionamento regido pela Constituição Federal, exercendo proteção mútua pelo associativismo, todos ajudam todos, e os ganhos da atividade devem ser revestidos ao patrimônio da associação. Através da análise dos dados obtidos nas pesquisas realizadas, conclui-se que as associações seguem o ordenamento constitucional e infraconstitucional, porquanto optam por realizarem atividades de proteção mútua. A investigação demonstrou também que as associações praticam preços mais acessíveis aos associados e ao consumidor, e por isso o crescimento dessa modalidade de proteção patrimonial. Necessário deixar cristalina a diferença entre associação e seguradora, com o fim de o consumidor ter total ciência das vantagens e desvantagens de cada modalidade.

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