Esse breve e denso livro tem mérito de revelar uma faceta menos conhecida de Julio Meinvielle. Famoso por suas obras de cunho político e econômico, guia intelectual dos católicos argentinos nas polêmicas sociais de seu tempo, doutrinas teológicas queentão pululavam nos meios católicos. Considerando o conjunto de textos aqui publicados, podemos afirmar que Julio Meinvielle foi talvez o primeiro a escrever uma crítica mais extensa e abrangente à teologia de Karl RAhner fora da Europa, sendo também um dos primeiros a apresentar uma crítica tomista aos principais livros de Rahner publicados até aquele período, antecedendo em alguns anos a obra de Cornelio Fabro, mitas vezes considerada pioneira.O livro consiste em seis estudos críticos sobre alguns importantes pontos da filosofia e teologia de Karl Rahner; começa tratando da sia teoria do conhecimento, detém-se longamente no estudo de sua Cristologia e termina apontando consequências práticas das suas proposições filosóficas e teológicas. Em poucas páginas apresenta e critica com vigor os fundamentos da teologia rahneriana, constituindo-se em umas das melhores introduções ao seu pensamento.