O livro organizado por Alexcina Oliveira Cirne, Solange Maria de Barros e Karl Heinz Efken contribui significativamente para esse paradigma crítico de destaque na América Latina. Assim como é no caso da associação regional ALED e seus congressos, nãose limita a estudos de um país, mas internacionais, com contribuições de várias universidades do Brasil, além da Argentina, Colômbia e Venezuela. Além de capítulos sobre teoria e método, os capítulos tratam de uma grande variedade de tópicos nos Estudos Críticos do Discurso (ECD), como decolonização, informações sobre Aids, genocídio racista de jovens negros, gênero, discurso de ódio online contra mulheres, violência de extrema direita, educação linguística de pessoas com perda auditiva, profissionais da pesca, políticas educacionais, vitimização e paz, e problemas da juventude. Os estudos não se limitam mais à imprensa tradicional, ao discurso político ou à educação, como era típico de muitos estudos dos ECD, mas também se concentram em textos e conversas em mídias sociais, usando métodos contemporâneos de análise multimodal e linguística de corpus. Do prefácio de Teun A. van Dijk