O livro Direito, educação e ?loso?a: concepções de cidadania da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade é fruto de uma tese de doutoramento, inserida na linha de pesquisa de Processos educacionais e seus fundamentos, do renomado Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube.Nele, a autora se propõe a um aprofundamento cientí?co sobre os fundamentos ?losó?cos que permeiam as concepções de direito e educação ao longo da história da civilização ocidental, como tais concepções impactam a construção da cidadania no contexto brasileiro.Ao longo das páginas deste livro, os leitores serão guiados por uma jornada intelectual que abrange diferentes períodos históricos e suas respectivas contribuições ?losó?cas, desde a caracterização do ambiente histórico de Atenas no período Clássico, até as re?exões sobre a contemporaneidade, passando pelas contribuições da ?loso?a medieval e análise dos fundamentos teóricos na era moderna.Destacam-se as ?guras de Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel, Marx e Nietzsche, selecionadas por suas a?nidades com os temas abordados. Cada um desses pensadores oferece uma perspectiva única que enriquece a compreensão do leitor sobre os fundamentos teóricos que sustentam o direito e a educação em diferentes contextos históricos.Utilizando-se de uma abordagem embasada no materialismo histórico-dialético, a autora analisa criticamente a transformação desses conceitos ao longo dos períodos históricos, destacando rupturas e continuidades que in?uenciaram a construção da cidadania.O objetivo principal é que o leitor compreenda não apenas os fundamentos teóricos que permeiam o direito e a educação em cada período histórico, mas também como esses fundamentos podem impactar o exercício efetivo da cidadania, fornecendo, assim, uma base sólida para re?exões críticas e ações transformadoras na sociedade contemporânea.