DO ESTADO À ORGIA: ENSAIO SOBRE O FIM DO MUNDO - HOBBES - LOCKE - CONDILLAC - LA METTRIE - SADE

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    • 1
      Autor
      BOCCA, FRANCISCO VERARDI Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      166 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544407998 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Um olhar atento para a história da filosofia moderna, a partir de autores como Hobbes, Locke, Condillac e La Mettrie, revela que ela trouxe consigo uma descoberta e um projeto. Trata-se da revelação do homem como naturalmente dotado de um conflito autodestrutivo, mas igualmente de uma possibilidade artificial de autoconservação, explicita na noção de Estado, por exemplo. Compartilhando a descoberta, mas alterando seu projeto, Sade, por meio da Orgia, radicalizou as teses do empirismo inglês e do materialismo francês, por exemplo, o ateísmo e a indiferença moral, mas, sobretudo o desprezo pela conservação da vida. A seu turno Sade compreendeu a natureza humana sem pressupostos, brechas ou pontos de fuga para coisas como a liberdade, o progresso moral e social e a conservação da vida, posto que a condição humana foi por ele desde sempre fundada na submissão à sensibilidade, especialmente quanto à sua finalidade de produção de prazer ilimitado. Nestes termos, ofereço neste livro um quadro explicativo das condições de possibilidade do pensamento e da obra literária de Sade, especialmente quanto ao estatuto que o conceito de prazer recebeu dele. Deste modo, sustento a tese de que Sade foi um herdeiro infiel, com a intenção de dizer que a levou às últimas consequências, da filosofia moderna, particularmente do materialismo francês, além de um precursor da física entrópica, da segunda lei da termodinâmica, uma vez que, como ela, o mundo que prenuncia será um dia inexistente. Francisco Verardi Bocca Curitiba, março de 2016.

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