DRAMÁTICAS DOS USOS DE SI NA SALA DE AULA: ABORDAGEM ERGOLÓGICA OU O PONTO DE VISTA DA ATIVIDADE

SKU 167111
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    • 1
      Autor
      JURANDIR SOARES DA: SENA, ENI DE FARIA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      138 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.7 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525110011 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      30/11/2021 Indisponível
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Por que este livro é necessário? Primeiro, para atualizar a formação inicial e continuada dos/as professores/as. Também para evidenciar a complexidade, a importância e a riqueza do trabalho docente, tantas vezes negligenciadas pela falta desse ser compreendido na perspectiva do/a professor/a. Porque ele evidencia que nenhum trabalho requer apenas as habilidades intelectuais ou manuais, mas, as habilidades de todo o corpo-si. Ao se perguntar: o que é ser professor? Como afirma Schwartz, que ser professor é exercer a função de ensinar, contudo, "ensinar é compartilhar" saberes e vida, indicando que o saber não é prerrogativa dos professores. E como Paulo Freire, ao considerar que todo humano sabe alguma coisa. Mas esses saberes não são os mesmos para todos, porque é o resultado da história construída por cada pessoa na vivência e por isso, os saberes investidos são construtos íntimos. Considera, portanto, que não há um saber que seja essencial e outro secundário. O livro promove a discussão sobre a noção de trabalho docente, do ponto de vista da atividade, na perspectiva ergológica. Isso permite apreender elementos essenciais para reconhecer as 'dramáticas de usos de si por si e pelos outros' como reconfiguração das normas para se viver em saúde. O que, na linguagem ergológica, é definido como uma renormatização necessária, um verdadeiro debate de normas entre as normas antecedentes e as normas de cada professor/a. Mas então, o que significa trabalhar a partir dessa perspectiva? Trabalhar se constitui como humano no sentido ontológico e antropológico de forma a gerir a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Essa gestão é sempre única e executada por cada pessoa com seus saberes-valores em um contexto individual e social.

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