Como pesquisadoras e professoras da área da educação de surdos, nos deparamos com diversas questões, entre elas, a preparação docente para a educação de surdos no Brasil. Tais reflexões nos induzem a nos posicionar frente às dificuldades e desafios em diferentes questões que envolvem a preparação do docente para atender as exigências da educação de surdos no Brasil no século XXI. Este livro nasce da necessidade de compartilhar nossas inquietações acerca das questões que envolvem a surdez e a língua de sinais, com o objetivo de situar e aproximar o professor e o aluno surdo. O primeiro capítulo deste livro apresenta um panorama geral das concepções de surdos no decorrer dos séculos e as concepções de surdez até o presente momento histórico. O segundo capítulo apresenta os fundamentos legais e políticas públicas para a educação dos surdos no Brasil que trazem o respaldo legal para a reivindicação da comunidade surda em prol de uma educação bilíngue, bem como a importância de uma formação docente em uma perspectiva bilíngue. O terceiro capítulo propõe analisar o ensino de Libras no Ensino Superior ministrado nos cursos de licenciatura, e o quarto capítulo traz o pensamento educacional brasileiro e as perspectivas atuais para a educação de surdos, considerando a proposta bilíngue em escolas bilíngues.