Os treze estudos que compõem esta obra têm em comum uma relação formativa desencadeada por meio dos encontros realizados no GEPE/PPGE/UFAL, em que seus membros ora se veem na condição de professores/as, ora se encontram como aprendizes que, tratando de Educação, nos ensinam o real significado de "formação continuada" ao abrir a possibilidade de contribuir com reflexões construídas na articulação da educação mútua e permanente de pesquisadores/as dedicados/as à Educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. As mais diversas dimensões do fenômeno educacional vão constituindo o fio que entremeia cada uma das produções que compõem este livro, tecendo abordagens educativas encorpadas nas vivências desses pesquisadores/as membros do GEPE, que se debruçaram sobre as questões relacionadas à política educacional, ao financiamento da educação, à educação em direitos humanos, ao ensino médio, ao compromisso/experiência do/no GEPE, ao diálogo com Paulo Freire, à educação formal, à segurança da educação, ao neoliberalismo, ao PNE (2014-2024), ao IDEB e ao capitalismo tardio.