EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE NO PERÍMETRO CÍVICO DA PÓLIS GREGA

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    • 1
      Autor
      Miguel Spinelli Indisponível
    • 2
      Editora
      EDIÇÕES LOYOLA Indisponível
    • 3
      Páginas
      368 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      17 x 1.5 x 24 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555041002 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Esta obra se ocupa do projeto educador dos gregos direcionado à infância. Imersa nesse projeto, ganhou destaque, desde os primórdios, a chamada paiderastía,termo que não comportava o mesmo significado jurídico e semântico de nosso pederastia. Foi uma iniciativa que perdurou por séculos e que, mesmo entre os gregos, transitou como uma das proposições mais espinhosas e controversas. São dois aspectos distintos aqui levados em conta: um, a extraordinária importância que os ideais da paiderastía alcançou no trajeto histórico que fez da educação um dever do Estado e que pôs na infância a esperança de renovação e de qualificação da civilidade; outro, o modo como tais ideais transitaram na posteridade sob as ambivalências do vício e da virtude, da retitude e do desvio, e de outros atropelos que, de tempos em tempos, sofreram na vida prática. Sem deixar de lado o segundo aspecto, a obra prioriza o primeiro: a relevância da paiderastía (do cuidado amoroso dedicado ao paîs/paidós) dentro dos ideais cívicos concebidos por Licurgo, retomados por Sólon, aprimorados por Péricles e, enfim, acolhidos pela Kallípolis, pela Cidade bela ideada por Platão. De um ponto de vista metodológico, a obra mescla a exposição histórica e a análise conceitual e dá destaque a dois outros temas igualmente controversos e relevantes: o da homossexualidade e o do estupro (da violação).

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