Este livro surge da consciência de que a civilidade se manifesta em atos de justiça, respeito, equidade, entre outros, sendo a "inclusão" o caminho que conduz a sociedade a patamares desejados de harmonia e bem-estar. Todavia, como as políticas e as ações inclusivas perpassam uma ampla gama de campos, nesta obra restringimo-nos a abordar a Educação Especial como um desses domínios fundamentais para o estabelecimento de uma sociedade inclusiva. Embarga-nos a preocupação de que a Educação Especial seja vista só como "cuidado de deficientes" ou, então, como um conhecimento particular de uma deficiência, pois trata-se de uma modalidade de ensino que, por sua natureza, envolve muitas situações complexas que exigem diálogo com diversos campos do saber. Nos oito capítulos em que o conteúdo foi organizado, incluem-se: aspectos históricos, políticos e culturais; questões epistemológicas e metodológicas; temas ligados à gestão de espaços; política de avaliação biopsicossocial da deficiência e diversos elementos de tecnologia assistiva. Além disso, após expor algumas deficiências tradicionais, aborda-se o TDAH como um campo passível de ser considerado nessa área. Por último, como apêndice, apresenta-se uma introdução do Transtorno de Personalidade Borderline e os Impactos nas Relações Interpessoais, devido a sua importância no contexto mais amplo da Educação Inclusiva.