A educação de jovens, adultos e idosos envolve uma série de peculiaridades e desafios específicos. Como lidar, por exemplo, com o fato de que alguns desses alunos abandonaram a escola no passado? Este livro mergulha nas questões que permeiam essa modalidade educacional e aborda desde a alfabetização até o mundo do trabalho. As autoras defendem que a educação linguística para esse público deve ser um processo inclusivo, que integre conhecimentos, gêneros textuais e práticas significativas. Esta obra é um convite para educadores e educadoras repensarem as práticas pedagógicas, abrindo caminhos para tornar a educação de jovens, adultos e idosos mais atrativa, relevante e eficaz, com base em abordagens inovadoras e inclusivas.Sobre a coleção: A sala de aula é o principal campo de atuação tanto do profissional graduado em Letras quanto em Pedagogia. A coleção Linguagem na Universidade, coordenada por Kleber Silva e Stella Maris Bortoni-Ricardo (ambos da UnB), abrange as questões de linguagens e suas interseccionalidades a partir de disciplinas que são obrigatórias nos currículos desses dois cursos. Com linguagem didática, leve e acessível, as obras são voltadas para estudantes de graduação, auxiliando o futuro professor em sua prática pedagógica.