EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE ÉTNICA: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO PÓS E ANTICOLONIAL

SKU ER1607
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9788580425918
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    • 1
      Autor
      GLEISON: SANTOS, RAUL FERNANDO DOS Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      516 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 3.2 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580425918 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro é resultado de doze anos de convivência com a comunidade indígena Xokleng/Laklãnõ de Santa Catarina, como interação acadêmica realizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina). De 2010 a 2012 o programa contou com financiamento da CAPES, por intermédio do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. Esses textos foram desenvolvidos em reuniões quinzenais nas quais os temas tratados se modificaram durante o trajeto, de tal forma que a obra que apresentamos traz o que consideramos relevante como decorrência desse esforço, até o presente momento. Assim, esse livro não é conclusivo, mas apresenta um momento considerado adequado para compartilhar conhecimentos e informações que pretendemos contribuam para superar a dinâmica colonizadora, colonial e colonialista que nos atinge diretamente como povo e nação. É nossa meta estimular a superação de séculos de submissão aos interesses de potências/elites e suas ideologias que ignoram as necessidades e prioridades, das comunidades instaladas nos territórios que ocupam, independente de qual seja a etnia, originária ou exógena, à qual estejam vinculadas. Essa obra possibilita um mergulho teórico e vivencial junto a uma comunidade única, a qual permitiu que se analisasse a dimensão inter-étnica e intercultural que a permeia. É uma comunidade originária em uma região do sul do Brasil onde interagem diferentes etnias, cada qual com suas histórias e características individuais, que as fazem únicas e incomuns. Ao se pensar educação nesse contexto complexo e plural, onde interagem comunidades dominantes e dominadas, tentamos identificar e compreender os processos de resistência/opressão e de humanização/desumanização decorrentes dessas realidades. Consideramos a alteridade amparada em três referenciais fundamentais, ou seja: a linguagem (sensibilização e sentimento frente a sentido e racionalidade), as relações de poder (convivência identitária responsável e reconciliação frente a preconceitos e dominação) e as relações de afeto (amorosidade e coletivismo frente a competitividade e individualismo).

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