Educação omnilateral: entre o ser, o estar e o devir

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9788575915370
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    • 1
      Autor
      Barbosa: Cláudio Indisponível
    • 2
      Editora
      MERCADO DE LETRAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      192 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 0.1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788575915370 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/07/2019 Indisponível
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Na história da humanidade, a educação do povo se tornou objeto da ética e do direito, da ciência e da tecnologia. Este livro se situa no entrecruzamento desses planos, como o lugar de origem e de desenvolvimento de práticas e políticas educacionais da classe trabalhadora. Não por acaso, então, o texto que o inaugura trata da "ética, moral e educação omnilateral", a utopia do reencontro do ser humano com sua essência histórica que foi sendo mutilada pelas relações sociais de produção centradas na propriedade privada. A utopia, porém, não é idealista, ao contrário, é tanto real quanto a luta que se trava para que a classe trabalhadora conquiste o direito à educação, sempre contraposto aos interesses do capital. A relação trabalho e educação situa-se nas "tramas do capital", de cujo plano se suspendeu a ética aqui discutida ao se implantar a moral da classe dominante. Por isto cabe, nos questionar sobre "limites, contradições e possibilidades" da educação profissional no Brasil assim configurado. Mas a resistência também precisa ser evocada no passado e no presente. Do passado, compartilhamos do legado de Paulo Freire, aqui recuperado no estudo sobre os Círculos de Cultura. A denúncia da opressão e a desumanização da sociedade de classes, motiva ações transformadoras. O reconhecimento da unidade trabalho-educação na vida de sujeitos concretos pela escola pode nos auxiliar na construção de práticas pedagógicas contra hegemônicas. Por isto, a perspectiva da educação politécnica, da escola unitária e da formação omnilateral dos sujeitos ainda é uma luta atual.

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